sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dividindo o sonho canadense

Com essa história toda de imigrar, tenho lido bastante e absorvido muita informação e energia boa pelos blogs e sites da vida. O objetivo deste blog aqui, além de compartilhar a minha experiência, é entrar em contato com pessoas que estejam com a mesma vontade. Cuido desse blog com todo carinho e pretendo sempre trazer informações e um olhar bem pessoal sobre todo esse caos delicioso que é a vida de quem quer imigrar.

Enquanto não se aplica para o visto e enquanto não se consegue o mesmo, as notícias não são muito frequentes, por isso, pra mim, o importante está sendo a experiência. Aumentar o círculo de pessoas falando sobre imigração para o Canadá ajuda a pensar em novas possibilidades e aumenta a nossa vontade, quando vemos tantas pessoas sonhando o mesmo sonho ou mesmo passando pelas mesmas dificuldades. Seja o seu inglês ruim, a falta de grana ou de qualificação ou tudo isso junto, sinta-se à vontade pra falar. É importante desabafar e ninguém gosta tanto desse assunto quanto a gente, que está passando por isso.

Crie um blog, faça amigos, se abra pra esse mundo, socialize, porque tudo isso faz parte dessa fase única. Conto minha história com minhas palavras e um dia, quando me tornar uma imigrante brasileira no Canadá, eu vou olhar pra trás e lembrar de tudo com um sorriso no rosto.

Peace.

"A smile is the light in your window that tells others that there is a caring, sharing person inside." WAITLEY, Denis

terça-feira, 17 de junho de 2014

Em que pé estamos?

Quem tem planos de imigrar, já passou ou vai passar pelo momento em que nós estamos agora. Um momento em que você já vive o sonho de imigrar, mas tudo não passa de planos, aquele momento entre a decisão de mudar de país e o início do processo de visto. O que se faz nesse momento? Muita coisa e nada! A gente pesquisa muito e aprende muito com quem já passou por isso. Basicamente, estamos juntando todo dinheiro que dá e decidindo o tipo de visto e para qual província iremos.

A fase do pré-processo, também, é tensa e cheia de altos e baixos. É quando você não sabe bem como contar pras pessoas e não sabe como lidar com planos futuros para a vida que você ainda vive. É uma fase complicada, como tudo que diz respeito à imigração, mas também é muito divertida. A gente vive de comparar e de sonhar. É quando começamos a dar os primeiros passos, descobrir o que precisamos fazer, saber e ter, providenciar passaportes e alguns outros documentos e economizar.

Nós estamos daqui, economizando e dando pequenos passos a cada dia. Tendo mais certeza de que é isso queremos, a cada site que entramos, a cada novidade. Não vai ser fácil e nem rápido, é só o começo de uma longa jornada, mas vai valer muito, todo o sacrifício. Já definimos o tipo de processo ao qual iremos aplicar. Pretensiosamente, digo que iremos começar o processo no início de 2015. Agora é esperar, trabalhar, juntar dinheiro, sonhar e torcer.

Peace.

“Lack of money is the root of all evil.” TWAIN, Mark

sábado, 7 de junho de 2014

Tomamos a decisão

- A gente podia morar fora.
- Sério?! Mas onde?
- Ah, sei lá! Vamos procurar um lugar. Tem muito mais coisas pra gente, fora do país.

E foi assim, pelos idos de outubro de 2013, que decidimos sair do país. Eu já tinha pensado nisso antes, mas nunca levei em frente, nunca pesquisei, nunca lutei pra ser real, mas dessa vez foi diferente.
A vida não estava andando como eu queria e como eu acho que deveria, nem os círculos sociais e afetivos se comportando como seria... adequado. Uma sensação de que não me encaixo perfeitamente. Uma vontade de ser maior pessoalmente e profissionalmente.

Aí surgiu o Canadá. Pesquisamos (eu e minha melhor amiga, a Sarah) e nossos corações compraram a ideia. Desde então, foi muita pesquisa, muito sonho, muita vontade e a certeza só aumentou. Estamos na fase de fim de pesquisa e começo de ação, juntando dinheiro e documentos pra dar entrada no visto. Não sabemos quanto tempo vai levar pra realizarmos esse sonho, nos preparamos para altos e baixos, para longos meses de espera, para angústia, tensão e para o final feliz.

Só quem está neste caminho sabe como ele é e só quem passa por ele pode sentir a alegria que esperamos ansiosamente pra sentir um dia.
Desejo força e sorte, pra quem está na mesma situação que nós.

Peace.

“Everything that is done in the world is done by hope.” Martin Luther King Jr.